Resenha: Perigosa Amizade por Gisela Bacelar
Titulo: Perigosa AmizadeAutora: Gisela Bacelar
Editora: Outro Planeta
Páginas: 240
Nota: 4/5
Sinopse: Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram.
Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.
Perigosa Amizade: o começo tem como objetivo introduzir a história de vários adolescentes entre 14 a 18 anos. Que estão se descobrindo. Entre bebidas, drogas, conflitos com amizade, sexualidade e conflitos com os pais. Roberta, Melissa, Matheus, Gabriel, Guilherme, Denis, Jonas, Sara, Monique, Maria Eduarda terão de algum modo suas vidas entrelaçadas.
Como o livro tem diversos personagens, escolhi falar de cinco deles que me cativaram logo de cara. A ROBERTA foi a protagonista que mais me identifiquei. Ela na rodinha dos amigos é a mais sensata. Aquela que tem o pé no chão e sempre pensa antes de agir. MATHEUS terminou a escola, mas ainda não sabe o que quer fazer da vida. Sua vida se resume a festas, garotas e fumar maconha. Enquanto tenta lidar com o fantasma do abandono da mãe.
“— Eu não vou mais andar de bicicleta. Eu sou ruim. Sou o único que precisa das rodinhas.—Não filho. É por isso que você deve continuar. Você não é ruim só porque alguém conseguiu antes de você. Cada uma tem seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realiza-lo. O tempo passa de qualquer forma.”
MELISSA é a romântica do grupo. Sonha em encontrar o príncipe encantado e ter a melhor festa de quinze anos. Me lembrou muito algumas amiga, quem não tem uma Mel na sua vida?! DENIS é o astro do futebol da escola, está entre os mais populares e sonha entrar para um time grande.
GABRIEL é o melhor amigo de Matheus. Ele sonha em ser um grande baterista, porém seu sonho se tona cada dia mais distante já que seu pai nunca irá aceitar sua escolha. Ele quer que o filho seja advogado.
“Amiga esse é o esquema das redes sociais: fingir que tudo está incrível mesmo quando você está jogada na cama se entupindo de doces e assistindo filmes que te deixam em depressão, tipo A Culpa é das estrelas.”
Perigosa Amizade é aquele livro para relembrar a adolescência. Ver nos personagens muitos erros e acertos que cometemos durante essa fase. Não tem como ler e não se identificar com vários deles. Seja com a Roberta por ser a mais centrada ou com Gabriel que vive sobre a tirania dos pais.
Todos eles têm algo a te ensinar com as coisas que estão vivendo.
Gisela souber conduzir a narração. Sem se perder dentro dela. O que é difícil quando se tem vários personagens para apresentar. Escrita fluida e leve. Devorei numa tarde. Ansiosa para saber o que futuro reserva para esse grupo.
Resenhado por
Babih


0 comentários